domingo, 10 de maio de 2009

escalada clássica em grazalema (espanha)




Foram três dias de intensa actividade e de desafio.

No primeiro dia fizemos uma via para subir o Peñon Grande. Demorámos cerca de sete horas a subir, numa cordada de três. Fizemos sete largos (tramos) porque a nossas cordas eram de 48 metros. Fomos os primeiros a chegar e tivemos que ficar á espera das outras cordadas. Há razões para estes atrazos e pode não ter a ver com a capacidade de escalada de cada um... ou a sua velocidade mas poderá ser sómente porque a via era mais complicada ou até porque o cume não era visivel.
Enquanto esperávamos aconteceu um pequeno acidente... enquanto uns arrumavam material,outros comiam,outros simplesmente conversavam... a Paula Duarte ao descer uma rocha esta soltou-se e veio embater de raspão nas costas do Nuno Gonçalves. Foi uma sorte... Quando iniciámos a descida eram já quase sete horas. Esta sim muito complicada porque tivemos que destrepar com o peso da mochila e das cordas.

No dia seguinte foi dia de descanso (da clássica). Fomos escalar desportiva em Benaojan foi tambem muito interessante porque foi o primeiro dia em que consegui fazer um 6a.

No terceiro dia já estavamos a pensar no regresso e o que fizémos foi pouco. Eu por exemplo só fiz uma via porque tinha os braços e os pés doridos. No entanto subi á frente uma via que era mesmo ao meu jeito tinha boas presas de mão onde me podia sentir seguro para me proteger (colocar a express para meter a corda de seguida).
Disseram me que era um 6a mas eu penso que seria um V+... Não sei se foi pelas dificuldades que senti no dia anterior ou simplesmente porque a minha auto estima estava bastante activa.

1 comentário:

  1. Parabéns pelas novas aprendizagens e conquistas.

    Um abraço
    Montanha Azul

    ResponderEliminar