domingo, 11 de dezembro de 2011
Serra Nevada
Esta subida a 3482m de altitude, pico Mulhacen na serra Nevada, era um objectivo há muito pensado, mas ainda não realizado por falta de oportunidade. Havia um receio... por ser inverno e haver neve a partir dos 2000m, tinhamos que começar em Capileira ou seja a cerca de 1500m de altitude, em direção ao refúgio Poqueira situado na vertente sul da serra Nevada a 2500m ou seja antes de começarmos a pensar em subir ao Mulhacen tinhamos que vencer 1000 de desnível. Mas por estranho que pareça, o facto de fazermos esta aproximação num dia deu-nos mais preparação para o dia seguinte subirmos ao pico mais alto da peninsula Ibérica.
Quando chegámos ao refúgio Poqueira sentímos o conforto da lareira a crepitar e um ambiente descontraído, onde tudo se paga...menos as pipocas, mas há de tudo. Depois de fazermos o check-in e pedirmos umas bebidas quentes fomos brindados por uma terrina de pipocas, cujo objectivo eventualmente seria consumirmos mais alguma bebida, mas que, este gesto, não deixou de ser simpático. A partir do anoitecer o salão encheu e era uma alegria ver todos aqueles montanheiros a contarem as suas aventuras, ali e noutras paragens, esperando o jantar que tardava.
Acordámos ás sete para partirmos ás oito... estava frio mas logo que começámos a subir o calor não só nos confortou, mas obrigou-nos a abrir casacos. Quando estávamos a 3000 metros e vi quase no cume uns pontos em movimento no meio da neve... pensei que eu tambem poderia chegar lá. E assim foi com esse espírito de conquista lá fomos subindo e á medida que nos aproximávamos do cume mais penoso era subir por causa da altitude, mas passo a passo, respirando e parando de quando em quando, chegámos ao cume "3482m" de puro emoção e prazer.
Na volta viemos por um caminho mais rápido, mas o desnível foi o mesmo até ao refúgio "1000m". E como não tínhamos refúgio marcado, fizémos mais 1000m até Capileira.
Foi na verdade o percurso mais difícil, com maior desnível, em menos tempo e com maior altitude.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário